REVISTAS BRASILEIRAS DE POESIA DO SÉCULO 20
CAC, Paco, org. . Revistas literárias brasileiras — século XX. Brasília, DF: Edição do autor, 2012. 152 p. ilus. col. 21x28 cm. ISBN 978-85-914026-0-1 Segundo volume sobre as revistas literárias, sendo o vol. 1 dedicado “ ao período 1970-2005. Partrocinado pel FAC – Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. “ Paco Cac — Paulo Cezar Alves Custódio“ Ex. bibl. Antonio Miranda
Paco Cac era colecionador de exemplares, notadamente o primeiro número, das revistas brasileiras na área de literatura. Fez uma exposição do material, em 2008, na Biblioteca Nacional de Brasília durante o I Festival Internacional de Poesia de Brasília. Antes de deixar-nos legou-me um considerável número de exemplares de cartões postais de sua coleção de Arte Postal, de cujo movimento era um dos participantes mais entusiastas. Parte do material já tive a oportunidade de divulgar no nosso Portal de Poesia Ibero-americana na seção de Poesia Visual, nas páginas de autores excepcionais a exemplo de Paulo Bruscky.
Trabalho de artífice, ele coletou e descreveu as revistas, com destaque — no nosso caso — as publicações literárias de e sobre poesia do nosso século, títulos de A a Z,com informações amplas e valiosas (corpo editorial, colaboradores, etc) , completando com a imagem de um número de edição, quase sempre o primeiro. Década a década, estado por estado da federação brasileira. Muitas especificamente de poesia, outras em que a poesia tinha um espaço relevante. Inclui também um índice alfabético de autores e críticos líderes e títulos. A seguir, as especializada exclusivamente em poesia: Abre Alas, Alguma Poesia — Revista de Poesia e Crítica Poética, Artéria (poesia e fotomontagem), Atlas ALMANAK 88 (poesia e arte), Augusta — Revista de Poesia, Azougur,Babel, Bric-a-Brac (poesia, artes visuais), Cadernos Negros, Caspa, Cavalo Azul, CXPE/Poesia, Código (poesia e artes visuais), Qorpo estranho - Revista de Criação Intersemiótica, Desafio (poesia e ilustração), Dimensão — Revista Internacional de Poesia, Escracho (poesia, ilustração, fotografia), Fahrenheit 451 (poesia, artigo, ilustração), O Feto (poesia, ilustração e propostas visuais), Gandaia, Gaveta de Porão, Hera (artigo e ilustração), I (poesia e fotografia, Inimigo Rumor (poesia, artigo, tradução), Jogo do Bicho (revista de experiências poéticas e visuais), K´NA (poesia e fotografia), Medusa — Poesia e Arte, Morcêgo Negro – Revista de Estudos de Poesia, Muda (poesia, fotografia, ilustração e propostas visuais de vanguarda), Navilouca (poesia, fotografia e arte visual), Poesia , Poesia — Revista do Clube de Poesia, Poesia em G, Poesia Para Todos, Poesia Sempre, Ponto 1 — Revista de Poemas de Processo, Práxis (também inclui artigos e teatro), Quac!, Revista Brasileira de Poesia, Revista de Poesia, Revista de Poesia e Crítica, Sem Perfil (poesia, entrevista e ilustração), A Sereia — Revista de Poesia de Philobiblion, Serial, Sociedade dos Poetas Novos, Tendência (poesia e artigos), Trinta e Quatro Letras – 34 Letras (poesia, entrevista, resenha, ensaio e tradução), Urbana (poesia, tradução, fotografia e artes visuais) , Versal, Zero à Esquerda.
Uma fonte de referência de qualidade para os estudiosos e pesquisadores de nossa poesia brasílica e estrangeira traduzida.
ANTONIO MIRANDA
|